The Daily chega finalmente ao iPad

Hoje é dia de mudanças no universo da mídia. Aquele tipo de mudança que ninguém sabe ao certo o que quer dizer, mas que sempre faz muito barulho. O The Daily, o primeiro jornal exclusivo para iPad, foi finalmente lançado pela News Corp, a mesma empresa de mídia que transformou o MySpace no limbo digital que conhecemos bem. Apresentado por Rupert Murdoch, presidente do conselho da empresa, a publicação custou US$ 30 milhões para ficar pronta e deve gastar, em média, US$ 500 mil por edição diária. Um valor modesto, segundo o executivo, que deve sustentar os 126 profissionais que fazem parte do projeto.

O modelo de negócios será baseado em dois tipos de assinaturas: semanal e anual. A primeira custará aos consumidores apenas US$ 0,99 por semana, enquanto que a segunda sairá por 39,99. Mas essa não será a única “fonte de renda” da empresa – ou “das empresas”, uma vez que a Apple fica com 30% do que for adquirido em sua loja virtual, a App Store.

O outro método de arrecadação está nos anúncios relacionados às matérias. Por exemplo, durante a apresentação oficial do The Daily, os representantes das empresas demonstraram um artigo sobre moda, igual aos milhares publicados em sites e revistas ao redor do mundo. A diferença é que a página traz links para lojas virtuais que oferecem os produtos citados nos textos. Ou seja, um review de um eletrônico pode oferecer uma oportunidade interessante para a companhia, que pode ampliar sua renda cobrando uma porcentagem sobre as transações efetuadas. Aliás, isso chega até a por em xeque a confiabilidade de alguns conteúdos… Talvez essa preocupação seja apenas exagero. Quem sabe?

A “novidade” dentro do projeto é o uso de áudio nos comentários. Os usuários poderão deixar clipes de som ao invés de texto. Imagine o portal de voz de um site ou rádio. Exatamente a mesma coisa. No mais, os recursos apresentados englobam vídeo em alta definição, matérias em áudio, fotos em 360 graus e gráficos interativos. Mais do mesmo alguém?

É óbvio que o diferencial deve estar na qualidade do conteúdo, quase que exclusivo para os norte-americanos. Principalmente na editoria de esportes.

As primeiras semanas serão cruciais para o desenvolvimento e aceitação do jornal. Assinantes da operadora Verizon devem receber a publicação gratuitamente por duas semanas.

Dois detalhes sobre o evento de lançamento do The Daily: a News Corp separou blogueiros de jornalistas e disse ao repórter do engadget que ele só poderia tirar fotos se fosse um profissional cadastrado para exercer tal função. Exagero…

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *