Apple renova linha de iPods, cria rede social e transforma Apple TV

A Apple decidiu “lavar a égua” em seu evento de setembro. Além de renovar toda a linha de iPods, a empresa anunciou mudanças na Apple TV, criou uma rede social para iTunes – a Ping – e ainda disponibilizou o iOS 4.1, com algumas correções e compatibilidade melhorada com o iPhone 3GS. O bom e velho Steve Jobs estava lá, exercendo a sua função de presidente executivo e anfitrião de fãs, jornalistas e blogueiros.

Ele começou pelo iOS 4, que agora vai trazer o Game Center. A plataforma de jogos sociais da empresa é praticamente um ataque aberto às empresas do mercado. Aliás, Jobs chegou a dizer que o iPod touch é a plataforma portátil de games número um do planeta, ultrapassando as vendas conjuntas do PSP da Sony e do Nintendo DSi. Os números da Apple mostram que mais de 1,5 bilhões de aplicativos de entretenimento e jogos já foram vendidos para o dispositivo da Apple. Claro, vale lembrar que nem todas as pessoas que compram o iPod touch pensam nos games. Além disso “aplicativos de entretenimento” vão desde o novo Street Fighter até os programas sobre Vuvuzelas.

Resumindo a história dos iPods, o shufle de 2 GB voltou a ter botões e custa US$ 49. O nano ficou parecendo uma miniatura de iPad, já que ganhou uma tela sensível ao toque. A versão de 8 GB sai por US$ 149, enquanto que a de 16 GB custa US$ 179.

O touch ganhou o hardware do iPhone 4, incluindo uma câmera frontal para videoconferência. Assim seus proprietários poderão utilizar o recurso FaceTime via rede Wi-Fi. O modelo mantém o mesmo formato, mas acabou ficando mais fino. A tela utiliza o recurso Retina Display – muito mais nítida. Sem contar com a capacidade grã gravar vídeos em alta definição. São US$ 129 pelo modelo de 8 GB, US$ 299 pelo de 32 GB e US$ 399 pelo de 64 GB.

A Apple TV foi reformulada. Agora os vídeos são transmitidos por streaming. Os usuários deverão alugar filmes e seriados com valores próximos a US$ 4,99 por longa metragem e US$ 0,99 por episódio. Sem contar que o dispositivo de US$ 99 será capaz de transmitir vídeos do YouTube.

Para finalizar, a empresa lançou a Ping, uma rede social para amantes da música. Ela opera diretamente do iTunes, onde é possível compartilhar seus gostos com seguidores e amigos. Chega em quatro semanas. Mas isso vai merecer uma análise mais profunda…

O que você acharam desses anúncios?

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *