Review do Drimio – uma nova rede social com foco em marcas

Em maio, o mundo ganhou mais uma rede social. Pode não parecer uma grande novidade, já que temos dezenas delas espalhadas pela rede, mas essa conseguiu explorar uma área específica que pode atrair muitos usuários. O sistema em questão é o Drimio, que tem como foco principal as marcas, seus consumidores e, obviamente, nos profissionais de marketing.

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Outras redes como a byMK, Likedin e, não pode faltar, a Ning já trabalham a segmentação com relativo sucesso. O que prova que há mercado para todo o tipo de ideias.

O Drimio

Direto ao ponto, o Drimio tem o objetivo de propiciar a interatividade entre consumidores e marcas, incentivar a produção e envio de conteúdo relevante ao sistema e criar um banco de links entre as já referidas marcas e tudo o que se fala sobre elas na internet. O nome foi inspirado na palavra “Dream” (sonho) e seus usuários são chamados de “drimers”.

Salomão Casas, idealizador do projeto, afirmou durante o evento de lançamento do produto que 200 usuários passaram por uma fase intensiva de teste, enviando ideias e sugestões. Entre eles, blogueiros e heavy users de redes sociais. Algo que é ignorado por muitas startups e digno de nota.

Ao fazer o cadastro, o usuário cai em uma página onde pode escolher entre algumas marcas aleatórias. Esse é o primeiro passo para se tornar um “drimer”. Em seguida, ele é introduzido à sua página principal, onde vai encontrar as ferramentas de socialização.

O interface é uma mistura de diversos recursos já vistos em outros lugares, mas organizados de uma forma simples que apresenta toa a movimentação de dados, referente à sua conta, em uma única página.

O que você vai encontrar

Começando pelo básico, há um menu com toda a informações condensadas (sugestão de usuários) e a busca. A coluna da direita traz informações de perfil, atividades e convites. Há um ranking baseado na atividade do usuário que pode render selos e troféus aos mais dedicados. Tudo isso seguido das pendências (pedidos de amizade), últimos visitantes do perfil e atividades da sua conta.

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A coluna principal começa com as marcas. Elas funcionam como comunidades, agregando conteúdo e usuários. Os usuários podem acrescentar notícias, vídeos, ver as pessoas que se vincularam e recomendar a marca.

Além disso, algumas inovações estão presentes, como a área de percepções, onde o usuário pode incluir palavras sobre o que acham da marca. No caso da Sony, por exemplo: “chic”, “inovação”, “diferenciado”, “maior preço”. Praticamente uma arma para qualquer marketeiro atento.

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A área que mostra as últimas atividades traz até mensagens do Twitter e, o melhor, em diversas línguas:

“v_media twittou tvnet: Dvēseles miera avots Sony VAIO VGN-SR19VN: Dažos vārdos raksturojot šā modeļa dizainu, var teikt, k.. http://tinyurl.com/ozfbzu”

Voltando à página do perfil, logo abaixo das comunidades, temos a movimentação das marcas, dos amigos e a lista de aniversariantes. Aniversários? Talvez o espaço fosse melhor utilizado com um feed de notícias sobre o conteúdo escolhido pelo “drimer”. Aniversários poderiam ficar em um lugar de menor destaque.

A última área relevante da página apresenta uma linha do tempo com suas atividades. Bem parecida com a interface de alguns sistemas de projetos ou, se você não está costumado com eles, do microblog Plurk.

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Resumo

O Drimio é uma rede com uma proposta consistente que pode servir a diversos públicos. Entusiastas e “haters” podem utilizá-lo para falar sobre benefícios e problemas, enquanto que marketerios e estudantes de publicidade devem utilizar os dados como fonte de estudo e atualização.
A aspecto rede social continua imutável com seus recursos de amizades, aniversários ou atividades. Não há muito o que falar sobre isso até que alguém consiga dar um passo a mais nessa área.

A colaboração é o fator chave. “falem bem ou mal, mas falem de mim” deve ser o conceito principal do projeto em relação às marcas. Esse é o maior atrativo para qualquer empresa que tenha o mínimo de preocupação com o que as pessoas levam para a mídia social.

Vídeos e jingles são divertidos, mas é na opinião de profissionais e consumidores que repousa o futuro do projeto.

Como a coisa pode evoluir

-Manter um diálogo direto e oferecer serviços/parcerias para as marcas pode ser uma jogada estratégica. Muitas não possuem ferramentas comunitárias ainda e o Drimio pode preencher essa lacuna, pelo menos até que as empresas iniciem seus projetos.

-Incitar constantemente o retorno do usuário também é uma ótima opção para descobrir o que eles realmente pensam sobre suas marcar preferidas. É um trabalho extra, mas que pode gerar um conteúdo importantíssimo para visitantes e marketeiros. Dependendo do feedback, os grandes podem enxergar a ferramenta com olhos mais “investidores”.

-Atacar os estudantes de marketing e publicidade. O Drimio pode ser um parque de diversões para essa turma. Você tem marcas, consumidores e profissionais da área em um mesmo lugar. Debatendo sobre seus produtos preferidos, e planejando novos passos para atrair o público…

Faça um teste!

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