Nokia anuncia N97 com touchscreen e teclado QWERTY

A finlandesa Nokia resolveu inovar um pouco na sua série N,  tanto que anunciou um smartphone totalmente diferente para junho de 2009, o N97. O movimento é um ótimo pulo para a empresa, mas será que ela vai conseguir abalar a competição direta, como a HTC (como Touch Pro e o HD) ou a Sony, com o Xperia X1?

nokian97.jpg

O aparelho vem com uma tela brilhante de 3,5 polegadas (16:9) que suporta uma resolução de até 640 x 360 pixels e 16 milhões de cores. Uma luta difícil contra os 800 x 480 do X1 e do HTC Touch HD. O teclado QWERTY é algo que sempre aguardei nos modelos, mas apenas três linhas de teclas não me deixaram muito empolgado. A concorrência usa, pelo menos, quatro linhas para facilitar a vida.

Outra coisa que incomodou foi a semelhança com os modelos da HTC. Principalmente slider do teclado. Não que o mundo esteja repleto de soluções para isso, mas não consigo evitar a comparação.

A memória interna do telefone suporta 32GB, mas pode chegar a 48GB com um cartão microSD. Isso porque os cartões de 32Gb ainda não estão disponíveis… Perto do modelo da Sony esse é um belo recurso, já que o X1 tem apenas 400MB de memória interna, além do espaço para o Memory Stick.

A Gizmag teve a oportunidade de fazer testes com o aparelho e reportou que a estabilidade do sistema e a velocidade de execução do software são impressionantes, mesmo para um protótipo. A verdade é que a Nokia nunca decepcionou nessa parte. Sem contar com o Simbyan ScreenPlay, que permite a execução de vários programas simultaneamente, além da customização de interface.

A câmera continua a mesma. Lentes Carl Zeiss Teissar, que são ótimas, e capacidade para capturar os 5MP de praxe. Segundo a Nokia, o preço deve ficar próximo do que é praticado parao o N95 e N96, algo em torno dos US$ 693. Sem subsídio de operadora, claro.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *