Apple abre pontos de venda no Brasil
|Parece que a Apple resolveu mesmo colocar o pé no Brasil. Há algumas semanas, recebi um iPod para testes na redação e, quinta passada, fui convidado para um evento na loja Extra do Itaim, em São Paulo, onde encontramos um quiosque totalmente operacional, com Genius Bar¹ e tudo. Só faltou o iPhone e o iPod Touch por lá. Esse último deve chegar oficialmente ao País até o final do ano.

Os preços estão mais tentadores. Um Macbook básico, antes encontrado por R$ 6.000 aqui, sai por, praticamente, R$ 3.5000. O consumidor ainda conta com aquelas suaves parcelas a perder de vista com uma pitada de juros, 24 para ser mais exato. Isso deve acelerar o consumo de produtos, sem deixá-los tão populares quanto os tocadores alienígenas da 25 de Março, em São Paulo.
Também há a possibilidade de termos uma iTunes Music Store por aqui também. O contrato com o grupo Pão de Açúcar abre essa porta, mas nada foi comentado sobre o assunto. Creio que haverá uma pequena guerra com gravadoras antes que isso aconteça.
Vamos ao pequeno “¹” do Genius Bar. É um balcão onde você geralmente encontra geeks extremamente especializados em produtos da Apple. Uma luz na vida de quem não manja nada e veneno puro para quem se convence com seu entusiasmo. Vendedores perfeitos.
Update: fotos do evento no meu flickr
Prezados Amigos da Band News
Descaso da Apple do Brasil
O intuito desse e-mail é alertar aos possíveis consumidores dos produtos Apple no Brasil, principalmente nessa época de Natal.
Em 25/10/2007 adquiri através do site do submarino (www.submarino.com.br) um iPOD Nano de 8 GB de ultima geração, para presentear o meu filho, com 12 dias de usos o mesmo apresentou um problema que impede o seu funcionamento. Após 3 contatos com a Apple do Brasil (11 5503 0090) foi orientado a dirigir-me a uma assistência técnica para trocar o produto, tendo em vista que o iPOD é uma peça única que não tem como ser reparado, foi quando começou todo o meu sofrimento:
No dia 22/11/07 a assistência técnica autorizada (Infoworks 11 3876 5006) constatou o problema e informou que em duas semanas receberia um novo iPOD.
No dia 06/12/07 entrei em contato com a assistência técnica para retirar o novo equipamento, quando fui informado que por problemas de importação a Apple do Brasil orientou a assistência técnica a dar um novo prazo de 2 semanas para entregar o equipamento. Por orientação da assistência técnica foi sugerido que entrasse em contato direto com a Apple do Brasil para , agilizar o processo.
Ao entrar em contato novamente com a Apple do Brasil, foi solicitado 3 dias para analisar o meu problema e que entraria em contato, que por incrível que pareça já estava registrado. Após decorrido o prazo não obtendo resposta entrei em contato novamente onde fui informado que eles estariam entregando um novo iPOD no final de dezembro. Argumentei que é era um absurdo, e baseado no código do consumidor solicitei o reembolso do valor pago R$ 859,00. Novamente foi solicitado 3 dias para analisar o meu pleito e que entrariam em contato, visto que somente a matriz da Apple (Estados Unidos) poderia autorizar o reembolso .
Decorrido o prazo, como não recebi nenhuma ligação, no ultimo dia 12 entrei novamente em contato com a Apple do Brasil quando fui informado que a Apple americana não autorizou o reembolso e que deveria esperar até final de dezembro para receber o iPOD, solicitei que fosse enviado um documento informando qual seria o prazo efetivo para entrega do equipamento quando o atendente da Apple do Brasil informou que eles não poderiam enviar nenhum documento e que a única forma de atendimento é via contato telefônico. Questionei, se a nossa conversa era gravada para estar resguardado quando para minha surpresa fui informado que não.
Para abreviar segue os meus comentários:
Do que vale adquirir um produto de tecnologia legalmente quando o fabricante do mesmo não tem estoque para repor em caso de pane ? Se tivesse adquirido nas lojas “alternativas” não hora seria trocado o mesmo.
Pode uma empresa como a Apple não dar bola para o que estabelece o código do consumidor ? Será que esse desrespeito ocorreria nos Estados Unidos ?
É ridículo depender da matriz para realizar um reembolso no valor R$ 859,00 baseado na lei vigente no pais. Será que a Apple do Brasil não tem nenhum poder de decisão ?
Vejo nos jornais de grande circulação e nos sites de vendas promoções dos produtos da Apple porem não consigo receber o equipamento do meu filho. Será que é melhor direcionar o estoque para venda ou atender a um consumidor que já adquiriu o produto ?
E por ultimo tenho tentado um contato com o supervisor de atendimento da Apple do Brasil, Sr. Rômulo Sorentino que sempre está indisponível. Será que a Apple do Brasil é também uma empresa somente de fachada ?
Ou seja após 49 dias ocorrido a compra o iPOD da Apple não consigo usar-lo, o que devo fazer ?
Por favor divulgue será que o Alex Szapiro sabe disso.
Um abraço
Olá, sou estagiária de Direito e sugiro que faça o seguinte: mande carta registrada juntamente com AR (aviso derecebimento), com assunto: notificação extrajudicial para a empresa. Dê um prazo de alguns dias para que seja contatado. Caso não o façam, procure o Juizado de Pequenas Causas para ajuizar ação de reparação de danos materiais(inclua como documentação: gastos telefônicos, consertos, etc) cumulada com danos morais pelo sofrimento que descreverá por aqui.
Esta ação tem prazo de 2 anos após a ocorrência do fato.
Boa sorte
Abraços
O grande problema do atendimento da APPLE Brasil é colocar tecnicos como supervisores e alem disso pessoas extremamente jovens que nao sabem lidar com o publico, esse é o caso do Romulo.
Quando trabalhava la nem com as pessoas da empresa ele falava direito, vc acha que ele vai querer falar com consumidor? Esquece.